Notícias
PECEGE-USP faz matéria sobre projeto ambiental da DEDINI
O projeto ambiental da Dedini Indústrias de Base tem sido elogiado por educadores e pais de alunos que já tiveram a oportunidade de conhecê-lo. E, desta vez, o trabalho ganhou uma atenção muito especial. Alunos e jornalistas do Novo Câmera, programa de informação e entretenimento exibido nos intervalos das aulas do MBA USP/ESALQ, estiveram na Dedini para fazer matéria sobre o projeto, que recebia a visita dos alunos da Escola SESI Piracicaba.
Segundo a jornalista Lívia Maria da Silva, do Nova Câmera, a equipe ficou sabendo do projeto e achou interessante compartilhar sua proposta com estudantes, principalmente os que cursam Gestão de Projetos e Gestão Escolar. Atualmente, a gestão do MBA é feita pelo PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), da ESALQ-USP.
Lívia informa que o público do programa é formado por mais de 15 mil alunos espalhados por todo o Brasil, que cursam especialização nas áreas de Gestão de Projetos, Marketing, Gestão do Varejo e Mercado de Consumo, Agronegócio, Gestão de Negócios, Gestão Escolar e Gestão de Cooperativa de Crédito
Além de ser apresentado aos alunos, o programa sobre o projeto da Dedini foi postado no YouTube e nas redes sociais do PECEGE.
SESI – Nos últimos dois meses, a Dedini Indústrias de Base recebeu a visita de alunos de classes do 6º ano do CE SESI Piracicaba. Na visita de agosto, mês em que a Dedini comemorou seus 99 anos de fundação, o aluno Eduardo Cardoso Navarro, de 12 anos, pode fazer a visita acompanhado de sua mãe, Maria Teresa Novaes Cardoso, funcionária do setor administrativo da Dedini.
Os alunos da escola de Eduardo ficaram, como ele, encantados com a visita. Primeiro conheceram a história do fundador Mario Dedini e de sua participação no desenvolvimento de Piracicaba e do setor sucroenergético. E ficaram sabendo detalhes do modelo ambientalmente correto de produção adotado pela empresa.
Esse modelo inclui o reuso da água retirada do Guamium e a manutenção de um viveiro sustentável de mudas, construído com sucata e operado com água de coleta de chuva e energia produzida na empresa.
“Sempre vinha buscar minha mãe, mas essa foi a primeira vez que entrei e fiquei orgulhoso em poder ver onde ela trabalha”, disse. Chamou sua atenção a preocupação da empresa com o meio ambiente. “Nunca imaginei que existisse um projeto. Achava que a Dedini apenas produzisse peças”, conta.
Ao final da visita __ em que as crianças também conheceram a história da Fundição Dedini e dos metais, os alunos plantaram espécies nativas em área da empresa, sob a supervisão do Departamento de Meio Ambiente da Dedini, receberam camisetas do projeto, tomaram um lanche e deixaram registradas, por meio de desenhos, as impressões da visita.
A diretora do SESI Piracicaba, Heliane Helena Fernandes Rotta, agradeceu em nome da instituição a acolhida aos estudantes
“Foi uma experiência maravilhosa e para além do Projeto de Sustentabilidade. Conhecer a vida e trajetória pessoal e profissional de Mario Dedini foi importante, pois além do grande empresário que tanto colaborou para o crescimento de nosso município, nossa escola foi erguida em terreno doado pelo Grupo Dedini. A participação das crianças no plantio de mudas e os esclarecimentos prestados acerca das atividades desenvolvidas agregaram relevantes conhecimentos à formação de nossos estudantes”, ressaltou.
Mensalmente, a Dedini recebe estudantes de escolas da rede pública para conhecer as ações ambientais desenvolvidas pela empresa.
A ideia, segundo Igor Serra, do Departamento de Meio Ambiente da Dedini, é mostrar a preocupação da empresa com o meio ambiente e influenciar positivamente não apenas os colaboradores, mas a comunidade do entorno, difundindo a consciência sobre o uso correto da água e a preservação do Ribeirão Guamium, manancial que atende a empresa.